5 vantagens em ter um bom planejamento de manutenção, operação e controle

O planejamento de manutenção, operação e controle é uma obrigação prevista em lei e que grande parte das companhias devem seguir. As diretrizes mostram quando e de que forma deve ser realizada a limpeza dos sistemas de climatização. É claro que é uma maneira de proteger os colaboradores e evitar multas para as organizações em geral. Mas também é uma oportunidade para quem trabalha no ramo de refrigeração.

No conteúdo abaixo, explicaremos mais sobre o assunto, desde o conceito dessa norma até as suas vantagens. Assim fica mais fácil entender como utilizá-la de argumento para fechar negócio com as empresas. Confira!

O que é o planejamento de manutenção, operação e controle?

O ar-condicionado é um dos principais recursos para aliviar o calor no verão. Afinal, quando o dia está muito quente, fica difícil ser produtivo ou ter energia. Por isso, ele é tão relevante dentro das companhias.

Contudo, sua utilização também pode gerar complicações à saúde. Ele é capaz de desencadear ou agravar doenças respiratórias, como rinite, asma e infecções. Problemas esses que, se evoluírem, podem se tornar mais graves, como a fibrose pulmonar.

Isso acontece porque, normalmente, os aparelhos não são higienizados na periodicidade correta. Assim, o acúmulo de água e outros resíduos pode gerar fungos, ácaros e bactérias.

Então, como garantir a saúde dos colaboradores, a produtividade das tarefas e um ambiente confortável para se trabalhar? A resposta é o planejamento de manutenção, operação e controle.

O PMOC, sigla para o termo, define quais procedimentos e frequência devem ser aplicados na hora de verificar a integridade dos sistemas de climatização. Limpeza e estado de conservação são os principais pontos avaliados.

É claro que ele é essencial para uma empresa funcionar perfeitamente. Porém, além disso, está previsto em lei. Então, seu cumprimento é obrigatório. Todos os edifícios de uso coletivo que são climatizados artificialmente devem seguir as regras. Inclusive, quando ainda estão em obras.

Sem contar que, mantendo esse plano em dia, é possível aumentar a vida útil do produto e diminuir custos com novas compras. Entre os principais equipamentos que devem receber a revisão estão todos os tipos de ar-condicionado, torre de resfriamento, bomba de recirculação e climatizadores evaporativos.

Quais as 5 principais vantagens de aplicar o PMOC?

Bom, você já entendeu o que é o planejamento de manutenção, operação e controle. Agora, mostraremos quais as vantagens dele para o seu cliente. Assim, na hora de ofertar esse serviço, você pode explicar, com tranquilidade, os ganhos dessa prática e ter mais chances de fechar a venda. Acompanhe abaixo!

1. Reduz as despesas na fatura de energia

Quando o ar-condicionado está com muita sujeira e sem revisão, seu funcionamento não se dá perfeitamente. Isso porque os filtros ficam obstruídos e o ar não passa de forma natural. Assim, o aparelho precisa de mais energia para resfriar o ambiente e, consequentemente, o valor da fatura no fim do mês fica mais alto.

Agora, com o PMOC em dia, isso não acontece. Afinal, trabalhando sem obstáculos, o climatizador exige menos eletricidade e diminui o consumo total.

2. Aumenta a vida útil dos equipamentos

Manter os equipamentos funcionando com ótima qualidade por mais tempo é excelente para qualquer empresa. Afinal, evita-se uma nova compra que geraria altas despesas para o caixa do negócio. Com o planejamento de manutenção, operação e controle, fica mais fácil atingir esse objetivo.

Isso porque ele acompanha de perto a depreciação do maquinário e ajuda a consertar, rapidamente, pequenas falhas que poderiam se tornar grandes problemas. Sem contar que diminui o acúmulo de poeira, que também gera incômodos em quantidade.

3. Possibilita a previsibilidade de orçamento

Para uma companhia crescer e ter sucesso, a relação entre o lucro e as despesas precisa ser saudável. Por isso, os gestores estão sempre procurando formas de otimizar custos e gerar mais receita. Uma situação que atrapalha essa condição são os gastos imprevisíveis. Quando um equipamento estraga repentinamente e paralisa uma produção ou atrapalha a produtividade, por exemplo. Isso porque, além de exigir novos investimentos da empresa, ainda atrasa a entrega do produto ou serviço.

É possível evitar esses cenários com o PMOC. Assim, antecipadamente, os profissionais qualificados podem alertar sobre uma falha ou um equipamento mais antigo que está prestes a danificar. Dessa forma, é possível criar um planejamento e prever aquela saída de dinheiro do caixa.

4. Gera mais produtividade

Dificilmente um colaborador consegue trabalhar com disposição com um calor muito intenso, certo? Mesmo que sua função seja exercida em um escritório. Como falamos anteriormente, o clima muito abafado tende a diminuir a energia e causar cansaço mais rapidamente.

Agora, com o bom funcionamento do ar-condicionado, é possível gerar conforto térmico e bem-estar a todos daquele local. Assim, consequentemente, a produtividade aumenta e a equipe fica mais motivada.

5. Evita multas

A penalidade para quem não seguir as diretrizes do PMOC pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00. Essa alteração dependerá do risco e da gravidade do problema, além do tamanho do local. Sem contar que, quando há reincidência, o custo pode dobrar. Por isso, investir um valor bem menor em revisões e higienização valerá mais a pena para qualquer empresa.

6. Melhora a qualidade do ar

Por fim, o principal benefício do PMOC: a melhoria da qualidade do ar. Isso porque, com o equipamento limpo, evitam-se que os fungos e bactérias fiquem poluindo aquele ambiente. Dessa forma, o time tem menos chances de contrair alguma doença respiratória e, claro, a companhia sofre menos com faltas, atestados e atrasos nas entregas.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o planejamento de manutenção, operação e controle! Essa é a hora de criar maneiras de conversar com seus clientes e vender o seu serviço.

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