No dia a dia de trabalho, é muito comum que haja falhas repentinas em diferentes equipamentos que podem, de uma forma ou de outra, atrapalhar o sistema contínuo de produção.
Essa situação pode acabar afetando o prazo de entrega e o fluxo financeiro da empresa, contexto péssimo para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.
Nesse sentido, as manutenções planejadas podem contribuir de maneira direta para evitar esses problemas, e é sobre esse assunto falaremos neste artigo.
Por esse motivo, não deixe de ler o conteúdo até o final!
O que são manutenções planejadas?
Conhecida também pela sigla MP, manutenções planejadas são aquelas que ocorrem de maneira agendada, que tem como principal objetivo prevenir e reduzir a recorrência de eventuais falhas em determinados equipamentos que podem atrapalhar a produtividade do seu negócio.
Dessa forma, é possível aplicar uma série de estratégias e atividades que tem como foco detectar irregularidades e tratá-las antes que elas se tornem problemas maiores, impactando não apenas na operação das máquinas, como também na qualidade de trabalho dos colaboradores.
Os diferentes modelos de manutenção planejada
Logo abaixo, você confere 4 modelos de manutenção planejada que podem ser aplicados em seu negócio, são eles:
Manutenção baseada em Condição: que busca evidências físicas que indicam que alguma irregularidade está ocorrendo ou pode ocorrer no futuro.
Manutenção baseada em Risco: que prioriza os equipamentos que apresentam mais riscos em relação aos que não são tão perigosos.
Baseada no Tempo: que analisa, ajusta e substitui peças e itens de forma periódica.
Localização de Falhas: que identifica erros mais sutis que estão conectados à funções de segurança
Por que ela deve ser implementada na sua empresa?
Por meio dessa estratégia, você poderá modificar o tempo médio de falha dos equipamentos mais importantes da sua empresa, tornando-os cada vez mais raros..
Além do mais, ela também influencia no aumento da segurança em seu negócio, evitando estragos que poderiam colocar em risco a integridade dos colaboradores e, por consequência, diminuindo os acidentes de trabalho.
A longo prazo, isso também permite uma redução de custos com manutenções abruptas, impedindo gastos extras recorrentes e garantindo mais eficiência para seu ecossistema.
Conte com a ajuda de um sistema de gestão
Por meio de um sistema de gestão como, por exemplo, o ArenaGo, você terá um local para centralizar todas as informações necessárias que irão contribuir de maneira direta para que o processo de manutenções planejadas ocorram da melhor forma possível.
Isso acontece porque ele permite uma gestão inteligente da sua empresa, estabelecendo um controle pleno de cada demanda e mantendo os dados sempre atualizados de forma otimizada.
Faça uma demonstração agora mesmo clicando aqui!