A rotina de um gestor de frotas é envolvida por diversas responsabilidades, contemplando o controle de diferentes informações que podem acabar gerando uma rotina complexa.
Trata-se de uma situação delicada, afinal, para poder tomar as decisões mais corretas, esse tipo de empresa necessita de dados sólidos e realistas sobre cada atividade.
Nessas horas, contar com um sistema para controle de manutenção de frota é, sem dúvidas, uma excelente alternativa para automatizar e otimizar esses processos.
No artigo de hoje, vamos falar sobre como essa solução pode impactar positivamente no dia a dia de organizações desse segmento.
Atribuições que são responsabilidade de um gestor de frotas
Antes de abordarmos sobre o sistema em si, é preciso ter consciência sobre cada atividade que uma gestão de frotas deve executar.
Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla em relação a suas responsabilidades, compreendendo assim, a importância de poder contar com um software bem desenvolvido.
Entre as principais demandas desse profissional, está o gerenciamento financeiro, onde ele avalia os custos operacionais para manter a frota em pé, considerando tópicos como combustível, remuneração dos profissionais e até mesmo algumas eventualidades como, por exemplo, multas.
Além de entender o que foi gasto, também é importante estar a par das despesas futuras, só assim será possível identificar oportunidades para economizar com os custos.
E ainda no mesmo contexto, o gestor também precisa analisar a performance de cada condutor, entendendo quanto ele está custando em relação ao retorno que ele traz para a empresa, isso permitirá tomadas de decisão mais assertivas.
Na seara do cuidado com os veículos em si, também é imprescindível cuidar das manutenções preventivas, corretivas e emergenciais, garantindo mais segurança, conforto e eficiência para os colaboradores.
Gerir equipes, estimular a produtividade e balancear os pontos mais burocráticos são demandas que também fazem parte dos processos dessas empresas, contribuindo de maneira direta para os resultados e a saúde do negócio.
Métodos que são utilizados para manter esse controle
O grande problema aqui é que muitas empresas ainda optam por métodos obsoletos para tentar manter esse controle, utilizando planilhas de excel ou, em casos mais extremos, papel e caneta.
Esses escolhas podem acabar travando o crescimento do negócio, afetando a escalabilidade e limitando a produtividade.
E é nesse ponto que utilizar um software de gestão, como o ArenaGo, pode contribuir muito!
Afinal, esse sistema permite que você use a tecnologia a favor da sua organização, estabelecendo um controle pleno de todos os pontos que envolvem a manutenção de uma frota.
Se interessou pelo assunto e quer saber quais são os prós e contras de um software de gestão? Então não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto.
E caso queira conhecer mais detalhes sobre o ArenaGo, basta clicar aqui, preencher o formulário e solicitar uma demonstração!