6 erros que atrasam a operação da sua equipe de campo

A equipe de campo é a principal ligação entre o cliente e a sua empresa. Isso quer dizer que o trabalho desses colaboradores impacta diretamente na imagem do negócio, no cumprimento dos prazos e nos serviços realizados. Por isso, manter um controle efetivo e garantir que os atendimentos sejam executados com excelência é uma das tarefas mais importantes do gestor.

Porém, existem alguns erros que, às vezes, parecem pequenos, mas podem prejudicar a conquista desse objetivo. Neste conteúdo, destacaremos quais são essas falhas e explicaremos os melhores caminhos para resolvê-las e evitá-las. Confira!

Conheça os erros que atrapalham a sua equipe de campo

Gestores que se preocupam com a satisfação dos clientes e com o rendimento dos colaboradores precisam ler este conteúdo. Afinal, evitar as situações que apresentaremos abaixo garante atividades melhor executadas, maior lucro para o negócio e funcionários felizes. Acompanhe e entenda!

1. Não ter mão de obra qualificada

“O barato sai caro” é um dos ditados mais populares porque reflete a verdade. Se você contratar funcionários que não sejam qualificados, essa falta de habilidade vai bater na sua porta cedo ou tarde. Seja no caso de manutenções preventivas ou de emissão de PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), por exemplo.

Adotar esse tipo de mão de obra pode gerar um número maior de problemas do que aqueles que sua empresa foi contratada para resolver. Além disso, a reputação do negócio é afetada e pode, inclusive, ser perigoso para quem trabalha naquele local. Isso porque alguns equipamentos, quando não consertados corretamente, causam riscos à saúde.

Assim, é necessário ter atenção quando empregar um novo colaborador e entender a fundo a capacidade e os desafios do time que você já tem. Dessa forma, fica fácil delegar tarefas a partir dos pontos fortes de cada um.

Por fim, vale lembrar que treinamentos também são fundamentais para aprender a usar ferramentas de gestão. Tanto os técnicos como os operacionais.

2. Falhas na comunicação

Complicações  na hora de passar orientações à equipe de campo ou falhas na comunicação em geral provocam retrabalho, despesas e atrasos. Como falamos de pessoas que trabalham fora do escritório, esse é um desafio maior do que com os times internos. Afinal, eles não estão lado a lado para tirar dúvidas ou pedir ajuda.

Logo, é dever do gestor garantir que as informações sejam passadas com assertividade e em tempo real. Aqui, a adversidade mais comum é manter os técnicos atualizados. Pode ser de algum atendimento que foi remarcado, de um ajuste que não foi solicitado ou uma otimização na rota.

Para não errar, o ideal é contar com softwares que criam um canal entre a companhia e o time que está na rua. Dessa maneira, qualquer novo dado que reflita nas demandas do dia, pode ser avisado na mesma hora. No ArenaGO, existe um aplicativo para visualizar todas as informações de qualquer lugar e criar ordens de serviço sem internet. Ainda, é necessário que os líderes estejam sempre dispostos a ouvir feedbacks e reorganizar processos.

3. Esquecimentos ou serviços não finalizados

Na hora da manutenção preventiva, existe uma série de itens que precisam ser verificados para entender o rendimento de um maquinário. E, é claro, realizar os ajustes necessários. Em consertos, instalações ou limpezas, isso não é diferente.

Mas fica nítido que esperar que os colaboradores sempre lembrem de todos esses pontos é arriscado, certo? Isso porque estamos falando de seres humanos que, frequentemente, cometem erros mesmo tomando cuidado. Existem dias de maior cansaço ou que o profissional não está com toda sua capacidade, e isso é normal.

Então, como garantir que todas as diretrizes serão seguidas? Como ter certeza que o serviço foi realizado com eficácia?

A resposta está em roteiros personalizados para a sua companhia. Em plataformas como o ArenaGO, você consegue criar um checklist com tudo que precisa de conferência na visita ao cliente. Assim, durante o atendimento, só é preciso visualizar essa lista e seguir o que está sendo pedido. Como resultado, as chances de esquecimentos ou falhas diminuem significativamente.

4. Desconsiderar a segurança do trabalho

São inúmeras as atividades que sua equipe de campo realizará que exigem uso de equipamentos de proteção. Pinturas em prédios, correções em sistemas de energia, resolução de vazamentos hidráulicos ou o conserto de um ar-condicionado demandam de EPIs. Portanto, desconsiderar as regras de segurança do trabalho é um erro operacional grave.

Além de estar colocando a vida do seu time em risco, você ainda assume a responsabilidade de receber processos por direitos trabalhistas. Para finalizar, lembre-se também de conscientizá-los sobre o uso dos materiais de segurança e deixar claros todos os perigos da rotina.

5. Falta de controle

Já citamos neste artigo o quanto é difícil acompanhar de perto a equipe de campo. Porém, ainda que a autonomia seja um ponto importante para esses funcionários, deixá-los sem nenhum tipo de controle não é recomendado.

Em primeiro lugar, porque é essencial que o gestor saiba em que pé estão as demandas do dia. Além disso, é importante acompanhar o rendimento de cada pessoa, controlar horas extras e saber se as atividades estão sendo executadas no prazo estipulado.

Para que tudo isso aconteça com perfeição, é preciso eliminar monitoramentos pelo WhatsApp ou planilhas off-line, complexas e desatualizadas. A melhor solução está em um software que faz essa verificação automaticamente.

Você saberá quais atendimentos já foram finalizados, os colaboradores que trabalharam até tarde e que tipos de consertos foram solicitados, por exemplo. Sem contar que o seu cliente também pode acompanhar o status do pedido feito. Essas práticas tendem a trazer mais satisfação dos seus parceiros, funcionários e, claro, o crescimento do negócio.

6. Falta de tecnologia

Bom, ao longo deste conteúdo destacamos um software como resposta para diversos erros que atrasam sua equipe de campo. Portanto, não há outro jeito de finalizá-lo sem frisar que desconsiderar as inovações pode atrapalhar o serviço da sua empresa.

A tecnologia é um meio rápido e eficaz para otimizar métodos, melhorar comunicações, evitar falhas e ganhar clientes. Contudo, não são poucas as companhias de gestão de facilities que evitam a atualização de seus processos.

Então, vale o reforço: fugir de novos meios de executar as atividades rendendo mais e gastando menos pode desacelerar o crescimento do seu negócio. E, consequentemente, os seus lucros.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, confira nosso outro conteúdo! O texto sobre controle de operação digital x analógico explica os prós e contras dos dois cenários. É uma excelente maneira de se aprofundar no tema e entender o que faz sentido na sua realidade. Veja em detalhes!

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