Como fazer sua empresa de facilities crescer

Ter uma empresa de facilities exige que o gestor possua uma perspectiva ampla e assertiva dos setores do negócio. É preciso acompanhar o desempenho da equipe de campo, qualidade da entrega, satisfação dos clientes, número de atendimentos e fluxo de caixa, por exemplo. Mas, para além de manter todas as áreas funcionando perfeitamente, também é necessário olhar para o futuro e enxergar o crescimento da companhia. Para que assim possa trabalhar para conquistar esses objetivos no presente.

Por isso, neste conteúdo, abordaremos os 3 principais tópicos que você deve considerar para fazer sua empresa de facilities crescer de forma certeira. Falaremos de escalabilidade dos serviços, de gestão eficiente e de tecnologia. Continue lendo e entenda mais!

Saiba como um portfólio abrangente pode ajudar sua empresa de facilities a crescer

Consertar ar-condicionado, vazamentos hidráulicos ou algum maquinário da fábrica que apresentou problema faz parte da rotina de empresas de facilities. Porém, será que esses serviços são capazes de gerar lucro e garantir seu crescimento no decorrer dos anos?

A verdade é que esse tipo de demanda emergencial até proporciona um bom faturamento para os negócios, mas não é sólida a longo prazo. Dificilmente o gestor terá previsibilidade das finanças, afinal precisará esperar que um equipamento apresente defeitos para saber se o dinheiro entrará ou não no caixa. Ainda, faz com que o cliente visualize a sua companhia apenas como uma alternativa para solucionar falhas inesperadas. Mesmo que, na realidade, o ideal é que a parceria seja vista como indispensável para a performance dos times.

A solução, então, é trabalhar com um portfólio abrangente que reúna atividades rotineiras e escaláveis, como as manutenções preventivas. Elas são benéficas para o cliente, já que ajudam a aumentar a vida útil dos aparelhos e a economizar. Agora, para o seu negócio, representam uma receita fixa e constante. Outros exemplos aplicáveis e recorrentes são serviços de limpeza e manutenções prediais, por exemplo

Leia também: Como vender a manutenção preventiva

Quando falamos das vantagens, diminuir os custos, programar a agenda da equipe e aperfeiçoar as entregas são as principais. Sem contar que, ao mostrar interesse por melhorar pontos que o cliente não solicitou, está antecipando necessidades e mostrando preocupação. É claro que, como resultado final, o grande benefício é poder planejar o crescimento consistente da sua companhia.

Entenda por que uma excelente gestão é essencial para o crescimento da empresa de facilities

Assim como dirigir um carro sem olhar o painel, administrar uma empresa de facilities sem visualizar os principais dados do negócio é complexo e arriscado. Isso porque deve-se ter em mãos as informações que direcionam suas decisões e otimizam processos que já existem hoje.

O gestor deve saber se a demanda dos clientes está maior do que o número de funcionários. Ou até mesmo se existem pessoas ociosas. Também é necessário entender o rendimento de cada colaborador, quais parceiros possuem maior número de solicitações ou se os problemas estão sendo resolvidos de verdade. Conhecer a origem das receitas e despesas é igualmente essencial. Todas essas informações ajudam a decidir os próximos passos.

Imagine que, analisando os relatórios, o gestor descobriu que atender clientes sem contrato fixo, para resolver defeitos emergenciais, gera mais gastos do que lucro. Então, uma alternativa é eliminar essa demanda e focar o investimento em aprimorar mão de obra ou tecnologia para as atividades recorrentes.

Outro ótimo exemplo são as rotas da equipe externa. Sem uma gestão eficiente, você não saberá se o percurso que os técnicos fazem poderia ser otimizado. Talvez eles estejam dirigindo por avenidas movimentadas em horários de pico quando poderiam pegar um acesso secundário e economizar alguns minutos. Aplicando essa ideia em grande parte das atividades, consequentemente, outras tarefas podem ser realizadas com o tempo que sobra.

Não são poucas as escolhas que devem ser feitas no dia a dia. Por isso, prestar atenção na gestão do negócio facilita a vida de quem exerce essa função. Seja para optar por um fornecedor ou outro e até para adicionar um novo serviço no portfólio. Visto que, com o tempo, toda pequena decisão pode impactar no crescimento da empresa de facilities.

Utilize a tecnologia a seu favor

Colocar em prática o que sugerimos nos tópicos acima é fundamental, mas dificilmente pode ser feito apenas manualmente. A tecnologia, aqui, é indispensável e o gestor deve usá-la como ferramenta para crescer.

Talvez, neste ponto, você pense: mas eu já utilizo o WhatsApp para me comunicar com o time ou faço relatórios em planilhas. E, apesar de essas plataformas serem eficientes em alguns casos, ao falarmos de ampliar a sua empresa de facilities, elas podem ser prejudiciais.

Afinal, o aplicativo de mensagens não foi criado para ser um canal entre o técnico e o gestor. Muito menos para enviar ordens de serviço ou acompanhar o desempenho de cada pessoa. As planilhas podem se tornar confusas e complexas, além de não serem acessíveis para quem não entende do assunto.

Agora, um software como o ArenaGO, que foi criado a partir das necessidades reais do mercado, torna mais simples o gerenciamento do seu negócio. Tanto para acompanhar as equipes, otimizar percursos, controlar horas extras ou criar roteiros que tornem as entregas completamente assertivas.

Com ele, é possível visualizar os indicadores que mencionamos anteriormente. E, voltando ao exemplo do carro, é como se fosse o painel da sua empresa. As informações apresentadas permitem que você faça escolhas sem medo de errar, visto que serão embasadas em dados reais e no histórico apresentado pelo programa. O melhor é que tudo isso acontece de forma automática e intuitiva para qualquer pessoa.

Para se aprofundar no assunto, confira este conteúdo que explica como o ArenaGO pode ajudar a sua empresa. Você também pode entrar em contato com a nossa equipe e tirar todas as dúvidas!

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