4 erros no gerenciamento de equipe para iluminação pública

Incluir no portfólio serviços para órgãos do governo é uma excelente maneira de aumentar o faturamento na gestão de facilities. Contudo esses projetos exigem ainda mais atenção em cada detalhe, afinal a transparência é crucial. Por isso, quando falamos da equipe para iluminação pública, que é foco deste conteúdo, é preciso monitorar além da qualidade da entrega.

Sabemos que escolher lâmpadas inadequadas, colocar os postes muito distantes um do outro ou calcular o raio de forma equivocada causa inúmeros problemas. Entretanto, não acompanhar os números, ter falhas de comunicação e controle analógico também são situações que atrapalham a rotina dos colaboradores. E, consequentemente, sua imagem com o cliente.

Logo, os gestores devem se atentar a contratar profissionais qualificados e a gerenciá-los com assertividade. Foi pensando nesse cenário que criamos este conteúdo. Aqui, explicaremos quais são os principais erros no controle da equipe para iluminação pública e como evitá-los. Confira abaixo!

Conheça os principais erros no gerenciamento de equipe para iluminação pública

A seguir, você verá os 4 contratempos mais comuns na rotina da equipe para iluminação pública. Mas, antes, já vamos dar a você um gostinho da solução para cada um deles. Ela é uma só: a tecnologia. Leia abaixo e entenda!

1. Falhas de comunicação

Qualquer gestor de facilities sabe o quanto as falhas de comunicação podem interferir negativamente na empresa. Não é à toa, já que o trabalho é realizado principalmente por um time externo. Então, uma mensagem enviada sem as diretrizes corretas pode ser entendida de forma errada. Ou até uma falta de atualização sobre uma demanda tem chances de gerar retrabalho.

A consequência é a perda de tempo do funcionário, que pode investir parte do dia em uma tarefa que não precisava ser realizada naquele momento. Outra situação comum é uma atividade feita de maneira incompleta, porque faltaram explicações. Além disso, custos com gasolina por deslocamento e o desgaste na relação entre os colaboradores são outros efeitos prejudiciais.

A solução parte do líder, que deve garantir que todos os envolvidos estejam na mesma página. Uma excelente forma de colocar essa ideia em prática é utilizar softwares de gestão operacional. Isso porque eles possuem um canal em que gestor, cliente e técnico acompanham o andamento das solicitações em tempo real.

2. Gerenciamento no papel

Já passou a época em que a gestão de uma companhia, grande, média ou pequena, poderia ser realizada no papel. Atualmente, até aqueles que estão começando buscam pela tecnologia para ganhar eficiência e rapidez na administração do negócio.

E, no caso do gerenciamento da equipe para iluminação pública, não é diferente. O motivo é simples: livro-caixa, acompanhamento manual do ponto ou solicitações em bloco de notas abrem muitas brechas para falhas e perdas. Por outro lado, em uma plataforma digital tudo é armazenado em nuvem, com segurança e acesso ágil a qualquer momento. Para entender mais sobre o tema, você pode conhecer nosso conteúdo que explica como reduzir o uso de papel com a ordem de serviço digital.

3. Ficar refém da internet

É claro que a internet é uma grande aliada neste segmento, principalmente para as atualizações simultâneas. Contudo, no caso da equipe para iluminação pública, é difícil garantir que sempre haverá sinal nos locais de atendimento. Muitas vezes eles são remotos e a conexão não chega.

Mas como executar o serviço com todas as informações necessárias em mãos sem o controle em papel? Como executar as demandas com um roteiro e avisar o gestor que foram finalizadas com sucesso?

A resposta está no aplicativo que acompanha a equipe de campo em todos os lugares e funciona sem internet. O técnico adiciona os dados do serviço já solicitados e necessários para o entendimento, diretamente no celular. Dessa forma, quando a rede voltar, o sistema atualiza os dados automaticamente.

4. Não padronizar os serviços

Empresas que desejam crescer devem ter uma série de estratégias e, com certeza, uma delas é a padronização dos serviços. Isso porque eles permitem que a equipe para iluminação pública cresça sem que o padrão de atendimento e entrega seja prejudicado.

Mas como fazer isso com tantas atividades diferentes? Uma ótima saída é utilizar checklists personalizados, como os que o ArenaGO disponibiliza. Com eles, você monta um guia do que precisa acontecer durante o chamado para resolver o problema. Seja uma troca de lâmpada ou uma tarefa de qualquer outro ramo, como manutenção predial.

Leia também: softwares de gestão de facilities: quais são os prós e contras?

O interessante é que o sistema já traz algumas opções, mas você pode alterar de acordo com a realidade da sua companhia. Então, imagine que uma prefeitura que você atende pede um conserto emergencial em um poste. Afinal, a escuridão está gerando preocupação na população e pode aumentar os riscos de acidentes na estrada. Para garantir que o técnico resolva com assertividade, já existe o roteiro no sistema. Logo, ele só necessita seguir a lista do que deve ser verificado e pronto, o serviço é finalizado com qualidade.

Agora, antes de terminarmos, temos mais uma dica! Acesse nosso conteúdo que explica por que o ArenaGO é a melhor opção para gerenciar sua equipe. Até a próxima!

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