Como gerenciar a equipe de campo sem sinal de internet?

Falhas de comunicação, gerenciamento de tempo e aumento de produtividade são desafios que o gestor da equipe de campo precisa aprender a driblar. Porém, eles não são os únicos. Encontrar maneiras de manter o time informado e registrar os atendimentos mesmo sem sinal de internet também é crucial para os negócios.

Afinal, se essa atividade não é realizada com sucesso, os líderes ficam sem controle do que acontece na organização. É como se administrassem de olhos fechados. Além disso, não se tem ideia se as solicitações estão sendo executadas com qualidade, no prazo ou se todos os pontos necessários foram observados. Visto que, sem internet, não existe histórico. E, nos casos em que o acompanhamento é feito off-line, as possibilidades de erros ou incoerências são grandes.

Pensando nisso, neste conteúdo, explicaremos como cumprir esses objetivos sem precisar de recursos que gerem mais complicação do que solução. Continue lendo e entenda!

Entenda como gerenciar a equipe de campo sem sinal de internet

A mobilidade é um problema para a equipe de campo quando se trata de encarar engarrafamentos ou encontrar rotas eficientes para chegar até o cliente. O mesmo acontece nos momentos em que é preciso efetuar um serviço em locais sem sinal de internet. Mesmo que a maioria das pessoas estejam conectadas, ainda existem lugares em que a rede pode não funcionar. Por isso, empresas que desejam conquistar a fidelidade do parceiro não podem ficar reféns dessa situação.

Agora, talvez tenha surgido a dúvida: então, quais as formas de manter essa comunicação mesmo sem sinal? A resposta está em softwares, como o ArenaGO, que possuem aplicativos que atuam off-line. Dessa forma, independentemente de onde o seu técnico estiver, ele poderá finalizar o atendimento e acrescentar as informações necessárias com facilidade.

O interessante é que é possível adicionar fotos, localização, data e hora da visita e qualquer outro dado que seja útil. Consequentemente, mais tarde, eles poderão ser usados como um histórico para analisar indicadores e ter insights lucrativos para a companhia.

Outra funcionalidade que merece destaque nesse cenário é a criação de roteiros personalizados. Funciona assim: você pode desenvolver um checklist com todos os pontos que precisam de conferência ou ajustes durante o atendimento. Com essas instruções salvas no app, seus colaboradores executam as demandas com qualidade e sem esquecimentos. Inclusive, quando não estiverem on-line.

Investir nessa prática traz inúmeras vantagens e, entre elas, está a redução de erros. Se a alternativa fosse uma ordem de serviço em papel, por exemplo, as chances de perdas ou erros humanos no preenchimento seriam grandes. Bem como os casos das planilhas de controle, que acabam ficando complexas e desatualizadas com o tempo. Por fim, vale ressaltar que as informações estarão centralizadas em um mesmo local, facilitando o acesso dos usuários liberados e a visualização de métricas relevantes.

Conheça outros desafios na gestão da equipe de campo

Podemos dizer com autoridade que um software de gestão operacional aumenta a produtividade da equipe de campo. Esse é um dos principais desafios que a tecnologia ajuda a enfrentar. É fácil responder os motivos: os percursos são otimizados e as falhas na comunicação diminuem significativamente.

Sem contar que o gestor poderá analisar os indicadores dos atendimentos em poucos cliques. Entender o tempo médio da visita, quantidade de solicitações e outros números que trazem clareza sobre o funcionamento atual da empresa é fundamental. Logo, fica simples saber quais caminhos percorrer para alcançar maiores rendimentos.

Outra situação que costuma causar dor de cabeça no dia a dia é o controle de horas extras. Vale a pena pedir para o colaborador voltar para a empresa só para registrar o ponto? Quais são as outras formas de monitorar o período trabalhado?

A solução também se encontra na ferramenta. Com ela, pode-se acompanhar o expediente de cada funcionário e entender seu desenvolvimento. Será possível saber se algumas pessoas estão trabalhando demais, se outras têm tempo ocioso e até se é o momento de uma nova contratação.

Antes de finalizar, não podemos deixar de falar da comunicação entre técnico e gestor. Sabemos que o WhatsApp é uma ferramenta de resposta rápida. Porém, ele não entrega duas funcionalidades muito importantes para as empresas de facilities: registro e organização.

As conversas se perdem facilmente e, ao analisar um relatório, por exemplo, fica difícil voltar em cada dia para entender o que aconteceu. Em contraste a isso, o ArenaGO simplifica o bate-papo e possibilita um acesso descomplicado ao histórico de cada atendimento.

Se você ficou curioso para entender os benefícios dessa plataforma na prática, precisa ler nosso outro conteúdo! “Como o ArenaGO pode ajudar a sua empresa” explica em detalhes nossa atuação ao lado da sua equipe. Confira!

Compartilhe este post:

Confira mais postagens