A tecnologia está presente nas nossas vidas o tempo inteiro e, muitas vezes, nem percebemos. Pedimos comida sem fazer ligações, vamos de um lugar para o outro por meio de aplicativos e utilizamos robôs para limpar a casa. Por isso, quando falamos do dia a dia no trabalho, essa situação não é diferente. O software de gestão de facilities já é uma realidade no segmento e as empresas que quiserem continuar competitivas precisam adotar essa inovação.
Para deixar claro quais são os objetivos dessa plataforma e os benefícios que geram para a sua equipe de campo, criamos este conteúdo. Leia abaixo e entenda mais!
Entenda as vantagens de um software de gestão de facilities
Como boa parte das novidades vindas da tecnologia, um software de gestão de facilities torna as tarefas mais simples e rápidas de serem resolvidas. Seja na supervisão do líder ou nas atividades do time.
E, diferente do que algumas pessoas pensam, esse tipo de alternativa é mais confiável do que pilhas de papéis ou planilhas. Afinal, todas as informações e materiais ficam armazenadas na nuvem e protegidas por um banco de dados on-line.
A seguir, mostraremos os principais pontos positivos de aderir a essa ideia na sua realidade. Confira!
1. Controle nas mãos do gestor
É indispensável que o administrador do negócio entenda tudo que está acontecendo com seus colaboradores e com as demandas. Dessa maneira, ele pode auxiliar no que for necessário e garantir uma entrega excelente aos parceiros. Sendo assim, uma das principais vantagens de um software de gestão de facilities é o controle eficiente.
Com ele, é possível saber todas as atividades que precisam ser realizadas, quais estão em andamento e a quantidade que consta em aberto. Você também poderá visualizar os funcionários ociosos e receber solicitações de cliente diretamente pela ferramenta. Sem contar que as ordens de serviço, fundamentais para entender o que foi executado no atendimento, são digitais.
Funcionalidades como essas e todas as outras disponíveis geram uma série de otimizações. Esse é o caso do ArenaGO, que aumenta em 50% a capacidade de gerenciamento dos líderes. Além disso, com o rastreamento dos chamados, consegue melhorar em 25% a eficiência operacional das companhias.
2. Roteiros personalizados
Você sabe dizer, sem conferir em nenhum lugar, tudo que precisa ser verificado em um serviço? Na manutenção preventiva de um ar-condicionado ou em equipamentos de incêndio, por exemplo? Pode ser que quem já trabalhe na área há algum tempo saiba mencionar os principais pontos. Mesmo assim, compreendemos que toda visita tem suas particularidades e uma série de itens que precisam ser ajustados que são, inclusive, minuciosos.
Por isso, ter um checklist personalizado, em que o técnico pode conferir o que precisa fazer em cada atendimento, é essencial. Logo, não há esquecimentos ou trabalhos feitos pela metade.
3. Otimização da frota
Sabemos bem que não é fácil gerenciar uma equipe externa. Além de dar toda a atenção que os colaboradores precisam em geral, como acompanhar o desempenho e os desafios, é preciso gerenciar a frota.
Pensando nisso, o ArenaGO tem um módulo específico para esse controle. Nele, todos os veículos e condutores são registrados e acompanhados de perto. Multas, sinistros, manutenções e todos os detalhes acerca da frota estão disponíveis em um sistema intuitivo. Clientes que já aderiram à solução, relatam uma economia de aproximadamente 30% nos custos relacionados ao controle de acessórios, intervenções preventivas e gestão das infrações de trânsito.
4. Monitoramento de horas extras
Como saber que o serviço foi finalizado sendo que seu time trabalha fora da empresa? Quais são as possibilidades de monitoramento do expediente nesse modelo de contratação? A gente sabe que é complicado pedir que cada pessoa retorne ao escritório apenas para bater o ponto. Afinal, muitas vezes eles podem estar mais perto de casa do que da companhia.
Porém também não é eficaz apenas deixar essa prática de lado. Todo gestor deve entender o período trabalhado de seus colaboradores. Dessa forma, conseguirá perceber se a equipe está sobrecarregada, se é necessário uma nova contratação ou quem está com período ocioso.
No ArenaGO, criamos uma maneira perfeita para realizar esse acompanhamento direto pela plataforma e que resolve 98% dos problemas encontrados. Os administradores conseguem controlar as horas extras com poucos cliques e garantir que seus funcionários estão recebendo o valor merecido.
5. Acompanhamento de indicadores
De nada adianta fazer uma série de mudanças para ganhar mais produtividade ou melhorar a qualidade do serviço sem saber os resultados. Portanto, acompanhar os indicadores de excelência deve ser uma das principais funções do gestor.
Com um software de gestão de facilities, essa tarefa se torna muito mais simples. Isso porque essas plataformas trazem um dashboard que apresenta os números e facilitam sua leitura, além de insights já relacionados.
Veja os clientes que mais fazem solicitações, o tipo de serviço com maior recorrência e o faturamento de reembolsáveis. Igualmente, pode-se entender o impacto na produtividade da sua equipe e no nível do atendimento. Outro ponto interessante é conhecer as necessidades do cliente de acordo com suas solicitações.
Vamos supor que existe uma grande quantidade de chamados para resolver um defeito urgente em um maquinário da produção. Visualizando essa recorrência, compreende-se que é preciso encontrar outra solução para aquele equipamento não apresentar mais falhas. Junto aos seus técnicos, ao parceiro e ao histórico de visitas na plataforma, é possível avaliar a situação e escolher os caminhos para resolvê-la.
Por consequência, sua empresa passa a ajudar o cliente não apenas naquilo que é óbvio. É a perspectiva de um profissional qualificado que auxilia nos processos como um todo, acompanhando de perto a empresa do seu parceiro.
Agora, que tal entender os benefícios de um software de gestão de facilities na prática? Solicite uma demonstração do ArenaGO para ver a plataforma por dentro e tirar suas dúvidas. Esperamos você!