O que você não sabia sobre gestão de facilities

Atualmente, é comum ouvirmos falar de gestão de facilities e de como essa área é relevante dentro das empresas. Sua popularização não é à toa, já que os formatos de trabalho mudam constantemente e essa prática só traz benefícios.

Para o seu cliente, a redução de custos e o aumento do rendimento dos colaboradores são alguns deles. Na sua realidade, a possibilidade de aumentar os trabalhos no portfólio e se tornar um parceiro consultor também são vantagens indispensáveis. Ademais, a regularização oficial desse tipo de serviço aconteceu em 2017, com a lei nº 13429, deixando ainda mais simples sua adesão pelas organizações.

Porém, para negócios como o seu, que provavelmente já prestam serviços a outros CNPJs, o que muda? Qual a diferença de facilities para o trabalho que você já desenvolve ao lado das equipes de campo? É necessário fazer alguma mudança nos processos? Entender melhor esse conceito abre espaço para novas oportunidades e ajuda a se manter competitivo no mercado. Leia abaixo e entenda!

O que é gestão de facilities e qual sua importância?

A gestão de facilities é um nome técnico para serviços que, provavelmente, seu time já está acostumado a prestar. Em resumo, é a terceirização das atividades-meio de uma companhia. Ou seja, aquelas que não estão diretamente ligadas ao core business do negócio. Limpeza, manutenções preventivas de maquinários e instalação de sistemas de incêndio são algumas delas.

O nome surge do objetivo dessa demanda: tornar o dia a dia das organizações parceiras mais simples e sem prejudicar o fluxo de trabalho. Visto que um ambiente extremamente sujo ou com um equipamento estragado, por exemplo, afeta a produtividade dos times. Sem contar que os acidentes com fogo podem causar problemas ainda mais graves.

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Entre as funções que podem ser oferecidas, além das que já citamos anteriormente, estão a recepção, zeladoria e segurança. A manutenção predial e de áreas verdes é, da mesma forma, comumente encontrada.

O interessante é que, conhecendo as opções disponíveis, você pode analisar um aumento de portfólio para seu negócio. Quando bem planejada, essa ação ajuda a aumentar os lucros sem ganhar novos clientes. Afinal, o mesmo parceiro que contrata profissionais para proteger uma infraestrutura, pode precisar da higienização das salas e de revisões de rotina nos equipamentos.

Normalmente, essa área é comandada por um gestor responsável por acompanhar todos os serviços externos. É ele quem irá supervisionar os prazos e a qualidade da entrega.

Porém não pense que esse segmento é apenas executor, ao invés de estratégico. Na verdade, um planejamento e uma perspectiva inteligente são cruciais. Isso porque, com os indicadores certos, você pode identificar adversidades, como um maquinário que apresenta falhas constantes. E, assim, oferecer soluções a partir desses dados, antecipando as necessidades.

Quais as vantagens da gestão de facilities?

Proprietários de empresas sabem bem quanto um novo funcionário custa para o fluxo de caixa. Além das despesas da própria contratação, o desenvolvimento daquele colaborador também possui valores altos. O tempo, igualmente, é um fator crucial aqui, já que exige muitas horas de dedicação de gestores e Recursos Humanos.

Quando falamos da gestão de facilities, essa situação se torna ainda mais complicada. Isso acontece porque, para executar todas as demandas terceirizadas nesse segmento, deve-se contar com uma equipe gigantesca e especializada em diferentes áreas.

Portanto, a primeira vantagem desse formato de trabalho é a possibilidade de fechar negócio com um parceiro externo. Dessa forma, elimina-se o investimento de tempo e dinheiro da equipe. Do mesmo modo, o cliente terá a garantia de uma entrega realizada por técnicos competentes em cada uma das funções combinadas. Esse é um dos principais argumentos que você deve ter na ponta da língua para fechar negócio.

Ainda, vale mencionar como benefício a redução de burocracia. Como a contratada é responsável pelos profissionais e encargos trabalhistas, a única tarefa que deve se envolver será solicitar os serviços sempre que preciso.

Outro ponto positivo que chamará a atenção de qualquer organização é a diminuição de custos. Quando se faz manutenções regularmente nos equipamentos, sejam eles da linha de produção ou de climatização, as despesas com reparos reduzem significativamente.

Sem contar que o desempenho das equipes aumenta, pois não terão mais paralisações na fábrica por falhas inesperadas. Ou, até mesmo, o impacto negativo na produtividade por falta de conforto térmico no escritório. A segurança dos colaboradores, com a redução de chances de incêndio e proteção da infraestrutura, igualmente, faz toda a diferença.

Agora, que tal entender como fazer sua empresa de facilities crescer? Leia esse outro conteúdo do ArenaGO e saiba, na prática, como fazer!

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