Como deixar a manutenção do elevador mais eficiente

A manutenção do elevador, muitas vezes, não é tão levada a sério, porque se acredita que, nos casos mais graves, o equipamento apenas não irá funcionar. No entanto, só em São Paulo, os bombeiros fizeram 587 resgates em 2019. Existem diversas ocorrências de acidentes que, inclusive, podem ser fatais.

Essa situação prejudica a integridade física das pessoas com toda certeza. Porém, mesmo que a consequência não seja tão preocupante, a própria paralisação da máquina é um grande problema para quem terceiriza o serviço. Afinal, o condomínio investe dinheiro e espera que não haja problemas para os residentes ou trabalhadores do local.

Então, como evitar esse cenário com os seus clientes? Como realizar uma manutenção do elevador eficiente e lucrativa para o seu negócio? Leia abaixo e entenda!

Entenda como deixar a manutenção do elevador mais eficiente na sua empresa de facilities

A seguir, explicaremos os 3 principais pontos para realizar a manutenção do elevador com assertividade. Mas, para além deles, lembre-se de conferir a legislação do local onde o seu parceiro se encontra. Isso porque as normas que definem as revisões e outras diretrizes desse equipamento mudam dependendo do estado e cidade.

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa! Leia o conteúdo e saiba como tornar a manutenção do elevador um motivo de orgulho na sua companhia.

1. Faça revisões programadas

A gente sabe que imprevistos vão continuar acontecendo e que sua equipe de campo ainda precisará lidar com emergências. Mas essa tarefa fica muito mais fácil quando você tem uma agenda organizada, não é mesmo? Principalmente quando falamos de atender locais que não podem ficar sem essa máquina de jeito nenhum, como hospitais e indústrias.

Programar a manutenção do elevador garantirá que o equipamento tenha uma maior vida útil, além de diminuir essas falhas inesperadas. Sem contar que evita acidentes com quem está utilizando e não prejudica a sua imagem perante o cliente.

Porém esses não são os únicos benefícios de organizar a agenda dos seus colaboradores. Com essa prática em dia, você sabe exatamente quais atendimentos estão em aberto, os funcionários ocupados e se há muita demanda para a quantidade de pessoas. Também tornará mais simples o repasse de informações sobre os chamados, diminuindo o retrabalho e os custos que você tem por erros operacionais.

Uma maneira de conquistar esse objetivo é utilizar o meio digital. Existem plataformas, como o ArenaGO, que centralizam todos os dados e conectam técnico, cliente e gestor de qualquer lugar que estejam. Que tal entender quais são e como funcionam os módulos do ArenaGO?

2. Utilize a tecnologia a seu favor

É comum ouvirmos dos gestores de facilities que eles já utilizam a tecnologia na empresa. Isso porque usam planilhas de controle para acompanhar os números ou o WhatsApp para se comunicar. Por mais que essas duas ferramentas sejam atuais, não quer dizer que elas são as melhores inovações para o seu mercado.

As planilhas exigem grande conhecimento técnico para utilizar, abrem brechas para desatualizações ou duplicação dos documentos. O que, consequentemente, gera erros constantes. Já o aplicativo de mensagens não foi criado para ser um canal de comunicação empresarial. E, usando de qualquer jeito, o resultado será mensagens desorganizadas e perda de dados.

Nesses casos, aderir à tecnologia na gestão de facilities significa procurar por soluções criadas especialmente para o seu ramo, como o ArenaGO. Visto que, desse modo, será possível contar com recursos que você realmente precisa.

Leia também: entenda como o ArenaGO aumentou os ganhos de uma empresa de facilities

Quando falamos do foco deste conteúdo: quantas vezes seu técnico já deixou aquele papel no local para visualizar o histórico das últimas manutenções do elevador? Atualmente, isso não é mais necessário. Você pode deixar fixado um QR Code em cada elevador, que pode ser lido diretamente pelo celular de qualquer pessoa e contém todo o histórico de atividades realizadas e a opção de solicitar manutenções. Sem riscos de extravio ou erro humano.

Ainda vale ressaltar o grande benefício que é acompanhar o colaborador no mapa em tempo real. Você saberá onde ele está, o status da solicitação e se o gasto de gasolina faz sentido com a rota. Outro ponto relevante é verificar se as horas extras estão adequadas ao tempo de trabalho executado. É o controle total da sua empresa em poucos cliques e de forma inteligente.

3. Padronize os atendimentos

Você já reparou como funcionam as franquias? Normalmente, quando falamos de alimentação, a comida, a bebida, o atendimento e a decoração do local são idênticas em todas as unidades. Essa padronização é realizada para facilitar a expansão do negócio sem perder a qualidade da entrega.

É essa mesma premissa que você deve utilizar para crescer a sua empresa de facilities. Mas como igualar os atendimentos se existem diferentes ramos? A manutenção predial ou a realização do PMOC, por exemplo, exigem atividades completamente distintas.

A resposta está nos checklists personalizados que são de grande valia para a manutenção do elevador e para a empresa como um todo. Basicamente, é um roteiro criado previamente para o funcionário seguir na hora de fazer a revisão.

No caso do elevador, é possível pedir para conferir desgaste, se existem peças a serem trocadas ou outras ações indispensáveis na revisão. O interessante é que você pode criar um passo a passo para cada tipo de atendimento. E, assim, garante que todos os responsáveis farão o serviço seguindo a mesma linha.

É um jeito de padronizar, mas também de evitar esquecimentos e ganhar mais confiança do cliente. A criação desse guia é uma das funcionalidades do ArenaGO.

Agora, que tal testar todos os recursos que citamos aqui na prática? Solicite uma demonstração gratuita em nosso software e tire suas dúvidas com nosso time!

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