Como facilitar a emissão do seu PMOC

Se tem um problema que toda empresa deve evitar são as penalidades por descumprimento de obrigações previstas em leis. A emissão do PMOC, norma direcionada a todos os ambientes climatizados que sejam de uso público ou comum, é uma delas. Mesmo que ainda estejam em obras, esses locais precisam ter um documento que orienta e facilita as manutenções.

Caso contrário, multas que variam de R$ 2.000 a R$ 1.500.000 podem ser aplicadas. O valor depende de pontos como ramo de atividade, risco gerado e tamanho do estabelecimento. Além disso, outras correções podem ser efetuadas, como apreensão de produtos e interdição parcial ou total do espaço.

Portanto, deixar de seguir essa recomendação gera riscos para os colaboradores e para as finanças do seu negócio. Então, para ajudar você a evitar que esse cenário se torne realidade, criamos este conteúdo. Apresentaremos as vantagens do PMOC, além de explicar como facilitar sua emissão. Acompanhe abaixo e entenda!

Entenda a importância de realizar a emissão do seu PMOC

O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é um documento obrigatório em grande parte das empresas. Seu objetivo é mapear as rotinas de revisão, verificação e limpeza dos equipamentos de refrigeração.

Mas, para além de realizar sua emissão porque está prevista em lei, as companhias devem dar atenção a esse registro considerando outras vantagens. O PMOC é um grande aliado para aumentar a produtividade, prolongar a vida útil das máquinas e reduzir custos. Ademais, ajuda a manter o conforto térmico nos ambientes e preservar a saúde dos colaboradores.

Explicaremos os motivos: a verdade é que uma climatização adequada impacta diretamente no desempenho das equipes. A Universidade de Cornell realizou um estudo, publicado pela Forbes, que apresenta a comprovação dessa informação.

Para você entender melhor, pense: o que o corpo faz quando está com frio? Normalmente, causa calafrios que se espalham por todos os membros. Já no calor, a consequência é a transpiração. Esses dois exemplos mostram que nosso organismo gasta energia para se adaptar às temperaturas. Logo, não consegue se dedicar a outras atividades no mesmo momento, como trabalhar com eficiência.

Na pesquisa, não foi diferente: a produtividade dos entrevistados aumentou 100% quando o ar-condicionado passou de 20 ºC para 25 ºC. Do mesmo modo, colocar seu time para operar em climas quentes devido a uma falha que poderia ser evitada pelo PMOC pode refletir nas metas da empresa.

Ainda, vale ressaltar que esse tipo de manutenção preventiva mantém o equipamento funcionando por mais tempo e diminui despesas porque antecipa as necessidades. Ao invés de esperar que estragos definitivos e de alto custo aconteçam, ela deixa claro quais pontos precisam ser aperfeiçoados para evitar essa situação. Por fim, é uma maneira de impedir que bactérias oriundas da poeira se espalhem pelo ar e prejudiquem a saúde dos funcionários.

Saiba como facilitar a emissão do seu PMOC

A emissão do PMOC exige cautela do técnico responsável. Afinal, ele precisa descrever cada local climatizado, suas características e informar as rotinas necessárias para os equipamentos. Dessa forma, o registro não pode conter erros ou dados faltantes por esquecimento. Principalmente, quando outro profissional pode utilizá-lo, mais tarde, para executar uma revisão.

Mas como evitar esses problemas se informações detalhistas como quantidade de aparelhos e de pessoas que frequentam os ambientes precisam ser adicionadas? A resposta está em contar com um software que ajuda na emissão, como o ArenaGO.

Ele permite gerenciar com eficiência e qualidade as atividades do PMOC. Assim, seu colaborador pode realizar o Plano de Manutenção, Operação e Controle com mais agilidade e precisão. Visto que diminui as chances de falhas humanas e não exige a escrita manual para relatar cada etapa.

Além disso, todos os documentos ficam salvos na ferramenta de forma segura, logo, sempre que relevante, um histórico pode ser acessado. Ainda, permite o envio automático ao cliente.

Os indicadores, igualmente, são parte importante nesse processo. Com os dados em mãos e o dashboard do ArenaGO, acompanhar as métricas essenciais para apresentação de resultados e tomada de decisão fica fácil. A quantidade de falhas, o tempo médio que um equipamento apresenta defeito e o período para executar um atendimento são bons exemplos.

O melhor é que o ArenaGO é eficaz para essa função, mas também otimiza a rotina de empresas de facilities como um todo. Gerenciar a equipe de campo, acompanhar rotas, realizar controle de horas extras e criar roteiros personalizados para a execução do serviço são algumas das funcionalidades.

Se quiser aprender esse assunto em detalhes, acesse nosso guia completo para gerar PMOC. Para conhecer mais sobre o software, leia “Como o ArenaGO pode ajudar a sua empresa”.

Compartilhe este post:

Confira mais postagens