Aderir a um software de gestão operacional com certeza é um passo em direção à inovação, ao crescimento da empresa e ao maior faturamento. Isso porque essa tecnologia pode colocar a sua companhia à frente do mercado e entregar mais resultado do que os concorrentes.
Mas, antes de tomar uma decisão, é preciso conhecer a fundo como essa transformação impactará positivamente o seu negócio. Pensando nisso, separamos aqui as principais vantagens de utilizar um software de gestão operacional. Continue lendo e descubra por completo!
Conheça as 4 vantagens de utilizar um software de gestão operacional
Você já deve ter ouvido falar que um software de gestão operacional ajuda a cortar gastos e ter total eficiência. Porém, no dia a dia, como isso acontece? Quais mudanças ele promove para gerar esses efeitos? Explicaremos em detalhes abaixo, confira!
1. Ganho de tempo
O ditado “tempo é dinheiro” não poderia ser mais verdade quando aplicado na gestão de facilities. Visto que, um número maior de horas “sobrando” na sua equipe de campo, gera mais clientes que podem ser atendidos. Por consequência, os valores que entram no caixa da empresa também crescem.
Contudo, nos casos em que o gerenciamento é desorganizado, sem planejamento de demandas, de rotas ou com falhas de comunicação, fica difícil otimizar o expediente. Afinal, os colaboradores perdem tempo indo a visitas técnicas que foram remarcadas ou chegando sem todas as ferramentas necessárias.
Agora, ao utilizar um software de gestão operacional, todos esses problemas são eliminados. Com uma visão holística do negócio, o gestor consegue direcionar todas as tarefas considerando urgência, tempo de atendimento, habilidades dos técnicos e local.
Sem contar que recursos como os checklists personalizados permitem que o atendimento seja ágil e assertivo. Isso porque o time terá em mãos um guia para seguir e finalizar o chamado com qualidade e sem esquecimentos.
O líder ganha igualmente, já que toda a sua administração é potencializada. Ao invés de controlar gastos em planilhas ou manualmente, o sistema tem um dashboard acessível e intuitivo. A emissão de relatórios de encerramento de atividades, bem como o controle da frota, serão realizados com maior rapidez.
2. Diminuição de erros
Quantas vezes sua equipe volante teve retrabalho porque esqueceu de realizar alguma verificação em um elevador, por exemplo? Ou em iluminação pública e no PMOC? Contar apenas com a memória dos funcionários para realizar o serviço é arriscado para o cliente e para a sua empresa. Por isso que o ArenaGO contém os roteiros para cada tipo de função, como já citamos no tópico anterior.
Mas a diminuição de erros não está atrelada somente ao trabalho externo. O gestor de facilities evita lançamentos financeiros equivocados, pois foram feitos sem utilização da tecnologia. Ainda pode-se escapar de problemas como deixar de cobrar custos que são do seu parceiro ou pagar horas extras desnecessárias. Também vale lembrar que com um software de gestão operacional não há extravio de registros e históricos, pois todos os arquivos são armazenados na nuvem.
Leia no blog: Entenda quais são e como funcionam os módulos do ArenaGO
3. Melhorias na comunicação
Existe um problema que é comum em companhias de todos os tamanhos: as falhas de comunicação. Ele inclusive se agrava quando falamos de lugares que possuem equipes internas e externas, afinal, a distância dificulta o entendimento.
Por isso, é responsabilidade do gestor manter todos os envolvidos em uma atividade na mesma página. Seja cliente ou colaborador.
Já falamos muito aqui no blog como o WhatsApp não é a ferramenta ideal para essa tarefa. Por mais eficiente que seja na troca de mensagens, os registros se perdem justamente pela grande quantidade de conversas. Além de não centralizar tudo em um mesmo lugar, como um software de gestão operacional.
Com ele, é possível atualizar os indivíduos implicados em um serviço em tempo real. Sem precisar perder tempo respondendo o parceiro, que fica ansioso aguardando um parecer. E, obviamente, sem o próprio gestor se sentir perdido com o que está acontecendo na empresa.
Ademais, é interessante pois integra setores como financeiro, operação, transporte e logística. No ArenaGO, existe, inclusive, um menu de treinamento para que todos os funcionários façam os cursos fundamentais para exercer suas funções.
4. Redução de despesas
Falar de diminuição de custos é um ponto-chave na decisão de contratar um software de gestão operacional. Não é à toa, já que quanto menos despesas, maiores serão os lucros.
Infelizmente, existe uma crença de que adotar plataformas digitais exige muito tempo e dinheiro. Isso porque, há alguns anos, precisava de servidores caros e meses de implementação.
Atualmente o cenário não é o mesmo. O ArenaGO é hospedado na nuvem, o que dispensa instalações em computadores. Você pode acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer hora. A equipe de campo utiliza o aplicativo no celular mesmo quando a internet não está funcionando. Por ser intuitivo, ao invés de perder tempo, a tendência é ganhá-lo.
Todos esses fatores mostram como não é necessário investir grandes quantias na adoção. E a prática mostra como ele ajuda a diminuir os gastos. Para começar, a redução de papel com ordens de serviço já significa menos despesas. Depois, com o controle completo dos veículos, você consegue manter as manutenções em dia e evitar consertos de alto valor. Você pode, até mesmo, pagar multas adiantadas, economizando devido ao desconto oferecido.
Com a Lista de Preço Único, você não deixa passar nenhuma cobrança que é do cliente. A médio e longo prazo, a produtividade cresce e o faturamento também. Será possível escalar os serviços e até aprender a vender mais com o ArenaGO.
Apresentamos diversas vantagens de trabalhar com um software de gestão operacional. Para entender além do que descrevemos aqui, é preciso testar na prática. Solicite uma demonstração gratuita e veja como nosso sistema se aplicará ao seu negócio. Estamos te esperando!